Voltar ao site

Rede promove primeiro aulão conjunto

Tema foi negritude e culturas africanas, e contou com três palestrantes

· Cursinho Popular,Voluntariado,Aulão ENEM

No dia 25 de agosto de 2018, nossa rede de cursinhos, em parceria com o Instituto Equale, promoveu seu primeiro aulão conjunto. Sediado pelo cursinho Equalizar, na UFMG, o aulão teve como objetivo promover a integração de estudantes de vários cursinhos populares de Belo Horizonte, oferecendo conteúdo relevante para a formação cidadã e para a preparação para a prova do ENEM, em novembro.

Três palestrantes foram convidados: professor, Pós-Doutor em Estudos Étnicos e Africanos Babalorixá e ativista do movimento negro, Erisvaldo Santos; a professora Alice Souza, do Cursinho Popular Angola Janga e o professor de Filosofia do cursinho popular Humanizar (FAFICH/UFMG). O evento contou com a presença de aproximadamente 60 estudantes, que assistiram aula de 09:00 às 12:30.

Enquanto isso, os voluntários dos cursinho populares se reuniram pela sexta vez no ano. Foram discutidos os objetivos da rede, formas de fortalecimento do grupo e a organização dos próximos eventos do coletivo. Ficou definida a data do próximo aulão, a ser realizado na sede do cursinho Educar (Fundação João Pinheiro), dia 15/09, de 14:00 às 17:00.

Os voluntários também agendaram uma reunião para o dia 22/09, a fim de aprofundar a construção de um carta de princípios para o coletivo.

No turno da tarde, ocorreu ainda a IIª reunião de estudantes de cursinhos populares. A pauta da reunião havia sido definida pelos estudantes presentes na primeira reunião: como formar seu próprio cursinho popular. Os voluntários presentes explicaram como foi o processo de construção de seus cursinhos, os principais modelos adminsitrativos e as dificuldades enfrentadas. Contamos também com a fala de Diego Miranda de Andrade, que trouxe valiosas informações sobre a história da Educação Popular no Brasil.